RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Cursos CEDEPPE/ORGPLURAL

Cursos CEDEPPE/ORGPLURAL

CURSO:
FORMAÇÃO DE CONSULTORES E AUDITORES ORGANIZACIONAIS

Gerenciamento de Projetos Organizacionais

Justificativa:

As informações a serem levadas aos participantesa servirão de guia e um padrão internacional desenvolvido pela  ISO (International Organization for Standardization),  específico para gerência de projetos, não com objetivos de certificação, e sim de padronização, fator muito importante para o controle de processos e do bom desempenho de empresas e ONGs.

O conjunto é  aplicável a projetos organizacionais e sistêmicos de complexidades variadas, pequenos ou grandes, de curta ou longa duração, em diferentes ambientes e independente do tipo de produto ou processo envolvido. Isto pode necessitar de alguma adaptação em seu gerenciamento para atender às particularidades do projeto.

Complementarmente, os particiopantes obterão informações e claro apreendizado de como gerenciar projetos internos que possam levar suas organizações até as certificações de seus sistemas de gestão, seja o de qualidade, como o de gestão ambiental ou o de responsabilidade social ( 3 sistemas importantíssimos para a boa gestão). 

Objetivos:

Preparação de lideres empresariais e seus executivos para a gestão eficaz de suas empresas. Todos os participantes são automaticamente aprovados como Consultores Líderes do Cedeppe. Quando este curso é desenvolvido no exterior (Angola, Cabo Verde, Moçambique), os egressos, já associados, poderão compor o grupo de consultores do nascente IADEPP - Instituto Avançado de Desenvolvimento Projetos e Pesquisas,

Público-alvo:

Empresas privadas, agências de governos e ONGs. Diretores, Gerentes, engenheiros, profissionais de ciências, professores, pesquisadores e estudantes universitários interessados no tema, técnicos, coordenadores, administradores, analistas e demais pessoas que atuam direta ou indiretamente com projetos, interessadas em implementar uma metodologia para gerenciá-los, qualquer que seja a área (pesquisa científica, ensino, indústria, agricultura, saúde, serviços em geral, ONGs, eventos, novos produtos, sistemas, finanças, etc). Profissionais das áreas de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Compras, Materiais, Almoxarifado, Recebimento, Controle de Processos, Laboratórios, Treinamentos, Vendas e Sistema de Gestão da Qualidade.

Metodologia:

1 Sobre consultoria organizacional

2 Sistema de Gestão da Qualidade                                                                  

3 A melhor Equipe de Gestão (Philip Crosby e Quality Improvement Team)

4 Requisitos Gerais                                                                                        

  • Requisitos de Documentação                                                    
  • Controle de Documentos                                                            
  • Controle de Registros                                                                
  • Responsabilidade da Direção                                                    
  • Comprometimento da Direção                                                  

5 Planejamento do Sistema de Gestão

  • Responsabilidade, Autoridade e Comunicação                                   
  • Responsabilidade e Autoridade                                                   
  • Representante da Direção                                                          
  • Comunicação Interna                                                                 
  • Análise Crítica pela Direção                                                        

6 Provisão de Recursos                                                               

  • Recursos Humanos                                                                    
  • Generalidades                                                                           
  • Competência, Treinamento e Conscientização                                 
  • Infra-estrutura                                                                           
  • Ambiente de Trabalho                                                                
  • Realização do Serviço ( Rotinas )                                                
  • Planejamento de Realização                                                      

7 Processos Relacionados aos Clientes                                                            

  • Determinação de Requisitos                                                       
  • Análise Crítica dos Requisitos                                                     

8 Projeto e Desenvolvimento                                                                          

  • Planejamento do Projeto e Desenvolvimento                                
  • Entradas de Projeto e Desenvolvimento                                       
  • Saídas de Projeto e Desenvolvimento                                          
  • Análise Crítica de Projeto e Desenvolvimento                                     
  • Verificação de Projeto e Desenvolvimento                                    
  • Validação de Projeto e Desenvolvimento                                      
  • Controle de Alterações do Projeto e Desenvolvimento                   

9 Aquisição                                                                                                   

  • Processo de Aquisição                                                                
  • Informações de Aquisição                                                          
  • Verificação de Produto adquirido                                                 

10 Prestação de Serviço                                                                                   

  • Controle da Prestação de Serviço                                               
  • Propriedade do Cliente                                                               
  • Preservação do Produto (quando aplicável)                                  

11 Controle de Equipamentos de Monitoramento e Medição                                  

  • Medição, Análise e Melhoria                                                       
  • Monitoramento e Medição                                                          
  • Satisfação dos Clientes                                                                    

12 Auditoria Interna                                                                                         

  • Monitoramento e Medição dos Processos                                     
  • Monitoramento e Medição                                                          
  • Controle de Produto Não Conforme                                                   
  • Análise de Dados                                                                      
  • Melhorias                                                                                  
  • Melhoria Contínua                                                                     
  • Ação Corretiva                                                                           
  • Ação Preventiva

Orientador:
Roberto Cysne.

As experiências em universidades  e  organizações industriais e de pesquisas industriais,  especialmente multinacionais estão em www.cedeppe.com.br/conteudo_327.html  enquanto as referências em  www.cedeppe.com.br/conteudo_119.html

Químico Industrial, Engenheiro Químico, Doutorado em Química Orgânica pelo Insituto de Química da  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Pós-Doutorado pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology , Inglaterra. Trabalhou com o laureado químico Robert N. Haszeldine, UMIST, havendo recebido o título FRIC - Fellow of The Royal Institute of Chemistry.

Participou na Inglaterra dos estudos que deram origem à Norma BS 5750, a qual foi originadora das Normas da Série ISO 9000.

Foi Gerente e Diretor de Garantia da Qualidade e Diretor de Produção em inúmeras empresas nacionais e internacionais, de pequenos, médios e grandes portes. Dirigindo-se para o Setor Público, graduou-se como instrutor pelo Quality College de Philip Crosby Associates, USA. Atua como professor e conferencista em gestão de empresas, no Brasil e no exterior, havendo treinado mais de vinte mil executivos em qualidade, planejamento e gerenciamento de projetos em todo o país e planejado mais de cem sistemas da qualidade certificados.

É especialista de reconhecido prestígio em Gerenciamento de Projetos e Implantação de Sistema de Gestão e introdutor no Brasil dos conceitos de Sistemas Integrados de Gestão. Foi membro do GANA - Grupo de Apoio . Normalização Ambiental (ABNT), para a introdução das Normas ISO 14000 no Brasil. É o idealizador, fundador e Presidente do Cedeppe - Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos. Atualmente desenvolve células de desenvolvimento científico, objetivando desenvolver consultorias tecnológicas para governos e empresas, sobre produção de bens de alto valor agregado, além de projetos voltados à formação de OSCIPs - Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Núcleos de Novos Negócios. Foi Instrutor na Escola de Comando da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo. Contato: cedeppe@gmail.com ; frc170811@cedeppe.com.br