RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Curso que precede a auditoria de sua empresa

O Cedeppe domina esta área desde 1987, quando a ISO iniciou trabalhos dirigidos a Sistemas de Gestão da Qualidade e mais outros. Nós vamos até a sua empresa, treinamos seus Auditores Internos, e em conjunto com eles fazemos uma detalhada auditoria de seus Sistemas de Gestão, realizando os relatórios e participando das reuniões de Análises Críticas. O treinamento teórico é de 5 dias e a auditoria até a Análise Crítica de outros 5, sendo seus funcionários certificados pelo Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos.

Contato: frc170811@cedeppe.com.br

Curso ministrado somente na modalidade In Company.

Apresentação

A NBR ISO 19011:2012 introduziu o conceito de risco (conforme a ISO 31000) para as auditorias de sistemas de gestão. O enfoque adotado se relaciona com o risco do processo de auditoria em não atingir seus objetivos e com a possibilidade da auditoria interferir nos processos e atividades da organização auditada.

Apesar de não serem abordadas nessa norma, são apresentadas, neste curso exclusivo do QSP, diretrizes específicas sobre o Processo de Gestão de Riscos da organização, conforme recomendações da ISO 31000 de Gestão de Riscos. 

No treinamento, é também enfatizado que os princípios e processos de auditoria tratados na 
NBR ISO 19011:2012 são os mesmos que para uma auditoria combinada (*). 

O curso possui grande foco em atividades de grupo e atividades práticas.

(*) Auditoria combinada é aquela em que dois ou mais sistemas de gestão de diferentes disciplinas são auditados em conjunto, e tais sistemas são integrados em um sistema de gestão único.

Objetivos:

- Apresentar a norma internacional e brasileira ABNT NBR ISO 19011:2012 - Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão - e discutir o seu impacto nas atividades de auditoria.

- Revisar e aprofundar os princípios e técnicas utilizadas nas auditorias de sistemas de gestão, visando à atualização de auditores de diferentes disciplinas.

- Mostrar as relações da ISO 19011 com as mais recentes normas de gestão, especialmente com a ISO 31000 de Gestão de Riscos.

Programa básico: 

  • Escopo da NBR ISO 19011:2012 e as principais diferenças comparadas com a primeira edição de 2002.
  • Principais termos e definições.
  • Os 6 princípios de auditoria.
  • Elementos principais do Processo de Gestão de Riscos (de acordo com a ISO 31000): comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.
  • O processo para a gestão de um programa de auditoria.
  • Estabelecendo o programa de auditoria: papéis, responsabilidades e competência da pessoa que gerencia o programa de auditoria; abrangência, riscos, procedimentos e recursos de um programa de auditoria.
  • Implementando o programa de auditoria: objetivos, escopo e critérios para uma auditoria individual; métodos da auditoria; seleção dos membros da equipe da auditoria; responsabilidades; resultados e registros do programa de auditoria.
  • Monitoramento, análise crítica e melhoria do programa de auditoria.
  • A execução de uma auditoria: início e preparo da auditoria; conduzindo as atividades de auditoria; preparação e distribuição do relatório de auditoria; concluindo a auditoria; acompanhamento: verificação de correções ou ações corretivas, preventivas ou de melhoria.
  • Competência e avaliação de auditores: determinação da competência do auditor; critérios para avaliação do auditor; selecionando o método apropriado de avaliação do auditor; mantendo e melhorando a competência do auditor; exemplos ilustrativos de conhecimentos e habilidades de auditores de disciplinas específicas.
  • Diretrizes adicionais sobre: métodos de auditoria; análise crítica da documentação; amostragem; documentos de trabalho; seleção de fontes de informação; visita ao auditado; realização de entrevistas; constatações de auditoria