RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Nossos Posts

SALVEM NOSSOS JOVENS

Postado por: Roberto Cysne

A valorização do capital humano deve estar  no centro  das políticas  públicas  que visem  promover o  crescimento econômico  e  o desenvolvimento.   Nenhum país se desenvolve  sem  prestar atenção  à formação de quadros altamente qualificados. Temos no país, felizmente, muitas instituições  de ensino superior que formam muitos jovens.  Importa, entretanto,  que  esses jovens  que se formam  anualmente  nas nossas  escolas superiores  tenham  as competências adequadas  para   corresponder às exigências  do mercado de trabalho.

Sabe-se que há no Brasil algumas universidades  que estão atentas  à dinâmica  do mercado  de trabalho e procuram,  por via do ensino,  fazer com  que  os  futuros quadros  estejam em  condições  de  contribuir com  as suas competências,  para   resolver  problemas   de vária  natureza  em diversas  áreas de produção.

É preciso que  haja por parte dos quadros que terminam as licenciaturas  nas diversas universidades que existem  no território nacional permanente interesse  em   aumentar os seus conhecimentos.  É necessário  que se incentive os jovens  a aumentar  as suas competências para que possam  fazer face à complexidade  dos problemas existentes   na nossa sociedade. Os jovens devem  perceber  que  são  parte  da solução de muitos  problemas  que o país enfrenta. Eles têm  a obrigação  de  estudar  para   estarem  alinhados  com  o grande esforço  que se faz no sentido  de melhorar o péssimo quadro que os políticos desenharam na nossa sociedade desde 2002.

O Cedeppe disponibiliza para esses jovens, os núcleos aos quais podem se associar:

www.jovem.cedeppe.com.br

www.ffaa.cedeppe.com.br

www.eme.cedeppe.com.br

www.universitarios.cedeppe.com.br

Os problemas que temos  no país  são muitos,  mas têm solução. Os quadros  devem  estar disponíveis  para  enfrentar os grandes desafios  que temos pela frente, para que o país  de todos nós  possa caminhar  seguramente para  o progresso.  Entretanto,  para  termos quadros   bem  qualificados,  temos que  compreender que é necessário que se façam  investimentos  na formação de quadros.  O investimento em  formação  tem  retorno a médio ou longo prazos.  O Estado e o setor privado devem  preocupar-se  em  potenciar as capacidades profissionais  dos seus quadros.  O processo de construção do desenvolvimento requer  a existência de capital humano que  esteja dotado de elevadas competências.

O Cedeppe está à disposição de nossas empresas em www.cedeppe.com.br

A qualidade dos nossos quadros deve continuar a ser uma preocupação constante dos diferentes sectores que realizam atividade produtiva. É importante  que  as empresas, em  particular, prevejam   verbas   destinadas   à formação  e  à superação  profissional  de quadros.  O aumento do valor das  empresas que, em  economia de mercado, garantem  empregos a muitos milhares de pessoas, passa pelo aumento constante das competências dos quadros que contrata. As empresas devem ter como uma das suas principais  prioridades o investimento em capital humano, se quiserem  aumentar o seu valor no mercado e produzir  bons  resultados.  Todos estamos interessados em que haja no país  empresas sólidas, para  que estas  possam  absorver  jovens   recém-formados  ou  cidadãos  que andam  há muito tempo à procura de emprego.

Fonte: Roberto Cysne